Edicao HTML

"É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar à luz uma estrela dançante..." Nietzsche

quarta-feira, 16 de março de 2011

Como funciona um reator nuclear de Agua Fervendo






É este o tipo de reator nuclear utilizado na usina de Fukushima.



RISCOS

O pior acidente que pode ocorrer em uma usina é o derretimento do(s) núcleo(s).
O derretimento de um reator nuclear pode liberar radiação na atmosfera, que causa desde queimaduras na pele até câncer.




EXPOSIÇÃO

Quando ocorre o derretimento, três tipos de radiação são liberadas no ambiente: alfa, beta e gama.
  •  A radiação alfa não penetra no organismo, ela causa queimadura na pele.
  •  As radiações beta e gama – principalmente a gama – entram no organismo e causam deformações celulares.       
Essas deformações, ao longo dos anos, podem levar a casos de cancêr. Mas isso varia de acordo com  distancia que a pessoa estiver do local do acidente e a proteção que ela estiver utilizando.
A radiação gama é a mesma usada em tratamentos de radioterapia, exatamente para combater o câncer. Em baixas doses, ela destrói tumores. Em altas, pode causar dano celular que leva ao câncer.



IONIZAÇÃO 

Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.

Pode danificar nossas células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte. Com isso, ela altera as características de substâncias comuns em nosso corpo. A partir da água, por exemplo, podem se formar radicais livres, que, em excesso, prejudicam o funcionamento do corpo.

Afetando diretamente as células, a mudança na estrutura química dos elementos pode representar, por exemplo, a quebra da cadeia de DNA.
A medicina atual ainda não sabe dizer se existe uma quantidade limite de radiação à qual o corpo deva ser exposto para que tais efeitos possam desenvolver o câncer.

                                                               


INCORPORAÇÃO

A exposição aos raios não é o único risco ao qual o corpo humano está sujeito em relação à radioatividade. É ainda mais importante evitar que as pessoas incorporem material radioativo. A forma mais comum de isto acontecer e pela inalação de gases que se misturam à atmosfera depois de um vazamento.
O corpo humano não consegue saber o que é radioativo ou não, e acaba metabolizando o elemento químico.
Um dos elementos que representa maior ameaça neste sentido é o iodo. O corpo humano precisa dele para que a tireoide funcione normalmente, e no caso de uma exposição radioativa a tireoide tende a absorver as partículas de iodo radioativo que ficam suspensas no ar.


DIFERENÇA DA BOMBA

O derretimento de um reator nuclear não mata pessoas como uma bomba. O que mata mesmo na bomba nuclear não é a radiação. É a onda de choque, depois a onda de calor e por último a radiação. A intensidade de material radioativo em uma bomba nuclear é muito maior, porque a energia dispendida é muito grande e não tem nenhuma barreira. Já um reator tem quatro barreiras contra a liberação de material nuclear no ambiente.









Energia Nuclear

Seria esta nossa ultima opção?
Think about!










Fontes: diversas inclusive Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário