Inspiração para o poema "Dança Macabra" de Baudelaire
(Loches, 15 Jan 1827 - Paris, 14 Jan 1892)
Escultor francês. Ele estudou com François Rude, a quem ajudou na execução do túmulo de Godefroy de Cavaignac (1845-1847).
Em um número relativamente pequeno de obras, que muitas vezes levaram anos para ser concluída, Christophe proferida na escultura conceitos literários, geralmente obtidos a partir de poetas contemporâneos.
Por seu turno, ele forneceu temas para os poemas "Le Masque" (A mascara) e "Danse macabre" (Danca Macabra) de Charles Baudelaire, quais poemas pertencem a polemica coletanea chamada "Fleurs du mal" (Flores do mal). Alias, Baudelaire foi o primeiro a se inspirar numa estatua alegórica de Christophe. "A Comédia Humana" ou "a máscara" em 1859, feita de mármore e exibida em 1876 no salão de Paris.
O efeito dessa estátua muda de acordo com o ponto de vista, uma máscara sorridente dissimulação de certos ângulos para a própria cabeça da figura angustiada.
Outros poetas se inspiraram em suas estatuas, um exemplo é "Fate" (de bronze) inicialmente concebido por volta de 1875 e exposto no Salão de 1890, esta alegoria anacrônica para o futuro, cuja iconografia foi tomada a partir dos versos de Charles-Marie-René ou "Leconte de Lisle", foi concebida como uma reflexão sobre a teoria da evolução de Darwin.
O ultimo trabalho de Christophe foi "A Esfinge" ou "O Supremo Beijo" (marmore) exibido postumamente no salao de 1892, mostra um jovem, abracado com uma esfinge ou quimera.
A sua propria sepultura no cemiterio de Batignolles é marcada com uma versão reduzida maciça de Luto, que havia sido mostrado na exposição universal de Paris em 1855.
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