Edicao HTML

"É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar à luz uma estrela dançante..." Nietzsche

segunda-feira, 14 de março de 2011

FEINDFLUG - Polêmico Sim, Nazi Não!

Biografia do polêmico projeto Feindflug. A importância de conhecer antes de criticar.        Preconceito + ignorância = desgraça social.





O projeto alemão Feindflug  foi fundado entre os anos de 1995 e 1996. Os dois cabeças que criam e mandam na banda (Banane e Felix) se conheceram por acaso. Banane estava fazendo trabalhos de DJ junto com Beam, mas já tinha sua própria idéia para criações musical e Felix tinha o equipamento necessário para realizar seus desejos sonoros em forma de música industrial dançante. Assim, os primeiros passos foram dados.
Nessa época, Nico foi parte de Feindflug, mas devido a diferenças musicais Feindflug e Nico rapidamente seguiram caminhos diferentes. Por muito tempo Beam vinha tocando no Feindflug como baterista, mas devido a vários incidentes foi necessário desligá-lo da banda.
"Machtwechsel" era pra ter sido o primeiro lançamento de Felix com o inicio da participação do DJ Banane.  Após isso, foi criado o primeiro conjunto de ruídos nascendo a primeira sonoridade chamada Feindflug, e esta começou a ser tocado em alguns clubes, assim nasceu o projeto.
Mais tarde, esta musica deu nome ao projeto: Feindflug. Mas cuidado, "Feindflug" nunca foi considerada como o nome da banda, e sim,  o título de um projeto.
Isso tornaria possível interpretar diversos temas sob um nome diferente. (Pensamentos variam de Stalin até ao fanatismo religioso).
Outra curiosidade: a bandeira do projeto é escrito em letras no estilo "americana antiga", e não  “alemão antigo”, como muitos tendem a dizer insinuando ao Nazismo.
Em 1997, o primeiro CD "Feindflug"foi lançado como uma auto-produção CD-R em três edições diferentes (30+30+100).  Na primeira edição também foram inclusas mais outras duas faixas.
É claro que havia interesse das gravadoras, mas somente com a condição de algumas mudanças, tais como, nome do projeto, os títulos das músicas e assim por diante. Assim, em 1998, o maxi CD "I / St.G. 3 " foi lançado por um selo muito controverso (que até hoje não sei qual é), mas exatamente da forma como o projeto queria. Ok então!
Com relação aos aspectos musicais, é óbvio que Feindflug criou a sua própria maneira, seu próprio estilo, misturando Electro / EBM e industrial e, por conseguinte, permitiu a criação de um gênero próprio: Electro-Industrial. Esse novo termo é muitas vezes referido como referência para outros projetos. Especialmente Marita Schreck e Feindflug são considerados os fundadores desse gênero especial, porque dificilmente outras bandas ou projetos poderiam administrar tal simbiose perfeita entre estes dois gêneros. Muitos tentaram copiar, mas nenhum deles obtiveram essa qualidade.
Devido a discussões contínuas e intermináveis sobre o polemico Feindflug na cena da "musica industrial/eletrônica", foi criado o selo "Black Rain" em 1999, por “amigos”, assim passou a existir uma plataforma oficial para o trabalho do projeto Feindflug. Isso acabou possibilitando  relançamentos do primeiro álbum (ótima estratégia).
Neste período começaram a circular os rumores mais hilariantes possíveis, fofocas e mentiras sobre o conteúdo do trabalho do projeto.  Porém nenhum (fdp) dos críticos sabia qualquer coisa sobre o contreúdo de trabalho do Feindflug, ou sequer tentaram conversar com algum membro do projeto  para entender, preferiram criticar! (pra criticar sem conhecer tem um monte ...)
Mesmo assim várias semanas depois, o CD foi lançado em junho de 1999 com o título "FEINDFLUG |Vierte Version|" (É errado dizer apenas "Vierte Version"!) e este incluiu duas novas faixas.
No digipack do CD diz a seguinte frase: "cada forma de glorificação e / ou minimização da Segunda Guerra Mundial é contra o intuito do projeto. O objetivo na verdade é deixar claro que nos tempos de hoje existe uma nova guerra, e esta é tecnologica, onde o individuo é vitima milhares de vezes. E sobre estes acontecimentos, podem ser vistos por ai todos os dias..." (deu pra entender o recado).
Além deste, tem o trecho de um texto de uma revista de 1999: "Aqui nao flertamos com nada, mas o primeiro album do projeto é um ciclo sobre a ascensão, motivos, ações e queda do nazismo, entre 1933 e 1945. Com este propósito, música, samplers e fotos (figuras, símbolos) devem ser considerados absolutamente como uma temática à simbiose. Um projeto bastante semelhante foi feito por Ammer Einheit & Einstürzende Neubauten com o título "Deutsche Krieger" (Warriors Alemão ou algo do genero) - a propósito, ninguém parece se preocupar com isso! 
Durante meses, musicas como "Leitbild" e "Kahle Bedrohung" viraram hits em clubes, mas "Stukas im Visier" acabou por ser o boom final de Feindflug.
O CD Maxi "Im Visier" foi lançado em Novembro de 1999. De acordo com o tratamento temático dos lançamentos Feindflug, "Im Visier", utilizando uma brecha com o tema "avião", está oficialmente dedicado ao Professor Hugo Junkers, um dos maiores engenheiros da Alemanha, com varias patente em diferentes áreas, inclusive aeronáutica. Também foi o responsável pela criação da gigante aérea “Lufthansa”. Por engano, muita gente faz ligação entre seu nome e o armamento da força aérea alemã na II Guerra Mundial. Infelizmente poucas pessoas sabem, que ele foi um pacifista convicto de toda sua vida. Em 1933 foi desapropriado e preso pelos nazistas. Destituído de sua vida seu trabalho, ele morreu em 1935 perto de Munique.
O JU-87 (Stuka) não foi construído por ele, apenas partes de seus projetos de construção, destinado a um projeto desportivo, que foram utilizados. Não podemos esquecer as grandes conquistas e invenções deste engenheiro brilhante, especialmente no sector da aviação civil. Seu sonho era construir aviao comercial para que pessoas pudessem ir de um lado ao outro do oceano, só isso.
O título do CD "Sterbehilfe", que foi publicado em Junho de 2000, é sério e sarcástico ao mesmo tempo. Enquanto duas faixas tematicamente ligadas ao primeiro álbum, a pena de morte nos EUA é o ponto principal dentro do tema "Dying".  Antes da produção deste CD, houveram vários problemas, de diversos tipos desta vez.
A produtora holandesa do Digipak se recusou a realizar essa produção, porque a imagem do CD mostra um homem sendo executado na cadeira elétrica. Pô, que malas esses holandeses meu! Narcóticos por la pode, né?!? rs
Mesmo com a intervenção por um de seus fabricantes e parceiros, não foi possível convencer os holandeses e, finalmente, foi necessário encontrar um  produtor diferente para o Digipack. Bem, às vezes a verdade dói! (baita agulhada rsrs).
Todos esses rumores e problemas em torno do Feindflug tem mostrado que, especialmente o público do exterior lida com as coisas de uma maneira muito mais pratica, diferenciada e com mais senso. Em contraste com isto, deve-se observar que o publico na Alemanha costuma usar velhos preconceitos referindo-se a capacidade de pensar filosoficamente, e assim mostrando os piores sinais possíveis...
Então, em 3 de julho de 2002, o CD "Hirnschlacht" era para ser lançado. Mas desta vez, uma produtora de CD austríaco recusou-se a realizar a produção. Todos os boatos ruins em torno Feindflug, que foram lançados na internet, foram motivos suficientes para rapidamente a produtora agir desta forma.
Foi dito que, obviamente, todos podiam conservar o seu parecer "estranho" dentro de um meio como a música e não importa se esta opinião é uma mentira ou não. Foi considerado o Feindflug "não" ter ficado atento a todas as "milhares" de paginas da internet que discutem Feindflug de uma forma "diferente" e, principalmente uma avaliação mais objetiva de ponto de vista. (Sim, há ironia nestas frases.) Vpapultzqlparil  austriacuss do #@%$....... Sorry!...
Embora este problema tenha causado mais uma série de outros problemas, tudo foi resolvido rapidamente.
Os fãs ficaram felizes com o estritamente limitado CD [Red Edition], enquanto a edição do Digipack foi lançada três semanas depois. Bem, você se acostuma com problemas ...
O título "Hirnschlacht" personifica o processo de lidar com vários temas como criminalidade, bem como as crenças religiosas e assim por diante. Foi a primeira vez que um vídeo clip foi adicionado, qual continha partes de alguns shows do Feindflug.
A música em "Hirnschlacht" não foi tão áspera e rude como a música do primeiro álbum, mas tinha composições de alta qualidade. Novos sucessos como "Glaubenskrieg", "Kalte Unschuld" e "Kopfschuss" surgiram como musicas parcialmente modificadas e mostrou uma nova variedade musical dentro da obra de Feindflug.
Em março de 2003, o melhor relançamento do CD Maxi "I./St.G.3 [Phase2]" foi publicado pela Black Rain. A inédita "Outro" e, a "full version" de NSD de 1997  foram as faixas bonus deste álbum.
Havia mais de um ano que ja estavam pensado em lançar um vinil. E este sonho foi realizado em Agosto de 2004,  o vinil que continha entre remixes exclusivos também contava com mais uma faixa do quarto álbum ("Leitbild" de 1997) numa versão diferente.
Três anos depois de "Hirnschlacht"  "Volk und Armee ... " foi lançado em outubro de 2005, e novamente começaram alguns exageros sobre Feindflug.
 Críticos disseram que parecia uma mistura de "Hirnschlacht"e "Feindflug [4.V] ", mas foi preciso chamar a atenção para a variedade musical, bem como às questões de ritmo e som.
Algumas faixas ate chegam mesmo a ter caráter de orquestra. Novamente Feindflug conseguiu criar uma obra interessante sem perder a originalidade, e sem se repetir.
Apos uma coleta dos vídeos de 2004 em diante, Feindflug fez uma gravação de vídeos para o concerto do jubileu, em Berlim, em Outubro de 2005, o DVD Feindflug "... hinter feindlichen Linien" foi finalmente lançado em Junho de 2006.
Além de abranger tiroteios ao vivo e entrevista (com legendas em Inglês e Saxonico) o ponto alto do DVD que impressionou foi vídeo clipe de "Truppenschau".
A banda queria que o DVD fosse um agradecimento para todos os fãs, especialmente os fãs de países não europeus, e que não tiveram a chance de viver uma experiência Feinflug, ainda.
Nos últimos anos, pode-se reconhecer uma influência cada vez maior do Feindflug na cena dark-music. Inúmeras bandas, mesmo algumas já conhecidas, utilizaram samplers de sons do Feindflug, para se passarem como "inovadoras", houve caso de roubar ate a melodia completa!  (não foram divulgados nomes, eles são muito discretos!)
Virou ate moda utilizar "strings" famosas do Feindflug.
E o mais interessante, é que muitas dessas bandas eram exatamente as mesmas bandas que no passado difamaram e tentaram se desassociar do Feindflug antes. Cambada de fdp!


Feindflug não é uma banda que se apresenta ao vivo regularmente.
Devido ao trabalho, estudos, ..., cada show ao vivo tem que ser planejado com muito cuidado.
Além disso, cada músico sabe, que é completamente impossível reproduzir esse som com 100% de qualidade no palco, é necessário muito entrosamento dos membros do Feindflug, e tudo deve ser visto sempre sob diferentes óticas.
A nova linha de frente "fulminante" com Clemens, Patric, Matze, Soli e Kay, que foi introduzida em 2005, acompanha um novo conceito de performances ao vivo, foi a necessidade de mudanças.
Devido ao ambiente familiar, a turnê com Aslan Faction foi uma das coisas que o Feindflug mais gostou de todas as turnês, bem como o encontro com os argentinos das bandas Lamia e Kutna Hora em 2004 (novamente com Aslan Faction).
Primeiro de tudo, não podemos nos esquecer de dizer "um grande obrigado" a todos os organizadores que ajudaram a preparar os shows do Feindflug, agora e em épocas anteriores, embora tenha havido mais de uma vez, duras críticas, e até mesmo ameaças externas (referindo-se a outros paises).
Em cada apresentação do Feindflug existe a difícil preparação da logística de todos os equipamentos - esta é uma das razoes para haverem poucas apresentações do Feindflug.
Com um laptop é possível fazer "falsos shows" –  coisa que não ocorre conosco, os shows Feindflug significam vivenciar Feindflug, e não apenas ouvir algumas músicas!
O nome Feindflug consequentemente representa a necessidade das pessoas pensarem sobre o estado deplorável das coisas neste mundo! E este não é, naturalmente, vinculado ao fato, se você produzir música, que é dançante ou não. Isto é para vocês se questionarem ao invés de aceitar tudo que é imposto!
Tenha isso em mente: Use sua cabeça e pense nisso! (... mas parece que para muitos de nossos contemporâneos, esta frase é demais para suportar!)




DISCOGRAFIA

FEINDFLUG - CD-R / 1997





I. / St. G. 3 - MCD / 1998

FEINDFLUG |Vierte Version| - CD / 1999



Im Visier - MCD / 1999


Sterbehilfe - EP / 2000



Hirnschlacht - CD / 2002


I. / St. G. 3 [Phase 2] - MCD / 2003


Kollaboration - Vinyl / 2004


Volk und Armee - CD / 2005


Supreme Court feat. Feindflug  We'll f*** you up! - MCD / 2006



...hinter feindlichen Linien - DVD / 2006







Card com Autógrafos:

AMPHI FESTIVAL  Julho 2009 - köln - Alemanha


Obs.: por intermédio de amigos que foram neste festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário