Edicao HTML

"É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar à luz uma estrela dançante..." Nietzsche

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Entendendo sobre Hérnia de Disco suas consequencias e tratamentos.



A hérnia de disco é uma condição na qual ocorre uma ruptura da porção mais periférica do disco intervertebral (ânulo fibroso) e a saída do conteúdo gelatinoso para fora do espaço discal (núcleo pulposo)






A hérnia de disco pode ocorrer em qualquer idade e sexo, sendo muito rara em crianças.
Existem 2 tipos de manifestações dolorosas causadas pela hérnia de disco: a lombalgia (dor nas costas) e a ciatalgia (dor no ciático). A diferença entre as 2 manifestações encontra-se na presença ou não de compressão de alguma estrutura nervosa pela hérnia. Quando não há nenhuma compressão, existe somente a lombalgia. Quando a hérnia comprime algum nervo, ocorre uma sensação dolorosa em todo o trajeto desse nervo. Como a maioria dos nervos da coluna lombar irá se juntar para formar o nervo ciático, essa dor é conhecida como “ciatalgia”. A dor geralmente tem início na coluna lombar ou no quadril, descendo por toda a perna, podendo ou não haver dor no pé.
O diagnóstico da hérnia de disco é feito pelo exame clínico do médico, associado a um exame de imagem, que pode ser a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética. A ressonância é o exame que fornece mais informações, sendo o melhor para o diagnóstico da hérnia de disco.
Com o auxílio desses exames, é possível avaliara a localização há hérnia, como o nível da coluna acometido (L4-L5, por exemplo), o lado (direito ou esquerdo) e se há algum tipo de compressão em algum nervo.






A partir do diagnóstico, é feito um planejamento de tratamento, que depende de vários fatores, como a idade do paciente, tipo de trabalho, localização da hérnia e presença de compressão nervosa.
Tratamento: existem diversas opções no tratamento da hérnia de disco. Quando há somente a lombalgia, sem compressão nervosa, o tratamento é realizado com medicações e métodos físicos, como a fisioterapia, RPG, iso-stretching. A acupuntura apresenta bons resultados, sendo indicada principalmente nos casos de longa evolução. A realização de atividade física aeróbica deve ser recomendada. Algumas medidas comportamentais são orientadas, como evitar a má postura no trabalho, sono adequado, atuar na obesidade, etc...
Quando existe a ciatalgia, o tratamento é diferente. O objetivo torna-se diminuir a compressão da estrutura nervosa para que ocorra a diminuição da dor. Os corticóides orais e injetáveis tem ação importante, sendo utilizado com frequência. Deve-se ter cuidado com seu uso em diabéticos, principalmente os que fazem uso de insulina. Fisioterapia pode ser associada nesse momento, principalmente para analgesia e para evitar contraturas musculares dos membros inferiores.
Uma opção para o tratamento da hérnia de disco são as INFILTRAÇÕES. Além da melhora do quadro de dor, têm a grande vantagem de serem muito pouco invasivas, podendo evitar a necessidade de cirurgia. As INFILTRAÇÕES são feitas em ambiente hospitalar, apenas com sedação, sem necessidade de internação ou anestesia geral.

Quando a dor e a compressão nervosa não melhoram com o tratamento conservador, está indicado o tratamento cirúrgico. Outra possível indicação para esse tratamento é a perda de força muscular dos pés ou perna.
A cirurgia para hérnia de disco vai depender da presença ou não da compressão nervosa e dor ciática.



Descompressão


A cirurgia de descompressão pode ser realizada na coluna lombar e na coluna cervical, sendo muito mais frequente na lombar. Tem como objetivo liberar a medula ou nervos de uma suposta compressão, que pode ser causada pelo disco (hérnia de disco), osso (bico de papagaio), ligamento ou outras estruturas.

Essa cirurgia é na maioria das vezes realizadas em pacientes mais idosos. Isso é devido ao fato de que essas compressões geralmente são devidas à alterações degenerativas da coluna, que aparecem com o avançar da idade, como a artrose. Devido à idade avançada desses pacientes, uma avaliação com exames de sangue e uma avaliação cardiológica completa são sempre necessárias.

A cirurgia é realizada por via posterior, isso é, por trás. É realizada uma remoção de uma certa quantidade de osso, ligamentos e qualquer outra estrutura que esteja comprimindo a medula ou nervo da coluna. Após essa cirurgia, a medula e nervos ficam livres de qualquer compressão, diminuindo a dor, aumentando a capacidade de caminhar e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Muitas vezes essa cirurgia é acompanhada da artrodese. O objetivo de realizar esses dois procedimentos juntos é evitar que a compressão volte a acontecer novamente após a cirurgia. A necessidade de ser realizada a artrodese é avaliada a cada caso, dependendo dos achados no raio-x e na ressonância magnética.

Após a cirurgia, o paciente já pode ficar em pé no dia seguinte, podendo ir ao banheiro normalmente. Geralmente o período de internação é de 4 a 5 dias, dependendo do caso.  A dor geralmente não é intensa, sendo controlada com medicações na veia no hospital e depois via oral em casa.


Artrodese


O procedimento de artrodese consiste na fusão óssea intencional de uma articulação. Isso significa que após a cirurgia não háverá mais mobilidade nesta articulação depois que a fusão ocorra.
A artrodese pode ser realizada em qualquer atriculação do corpo. Na coluna vertebral, pode ser realizada na coluna cervical, torácica, lombar e lombo-sacra.
As principais indicações da artrodese são a instabilidade de segmentos da coluna, fraturas e em situações em que há necessidade de remoção de todo o disco interbertebral (como na hénia de disco cervical).
Para a realização da artrodese, é realizada a decorticação, que consiste na retirada de “lascas” de osso e a colocaçãode enxerto de osso, que pode ser obtido da própria coluna ou do osso ilíaco, locaizado na bacia.
A artodese pode necessitar de uma fixação da articulação para que seja bem sucedida. Na coluna lombar essa fixação é feita com parafusos, chamados de parafusos pediculares (muitas vezes chamados de “pinos”). Na coluna cervical a fixação pode ser feita com placa a parafusos quando a cirurgia é por via anterior (pela frente) ou por parafusos e barras quando feita por via posterior (por trás).








Após a cirurgia, geralmente a fusão ocorre após 3 meses. Durante esse período o paciente necessita de um repouso relativo, mas podendo caminhar. O uso de colete muitas vezes é recomendado, porém não é obrigatório.

Uma precupação frequente dos pacientes é a possível dor causada pela presença dos parafusos após a cirurgia. Como os parafusos ficam quase inteiramente dentro da vértebra, isso raramene acontece. A retirada dos parafusos ou placas não é necessária na mairoria dos pacientes.


Raio X apos uma artrodese com 6 parafusos.


Obs.: No meu caso (artrodese lombar), foram 8 parafusos desses ai.


PREVENÇÃO

Existem metodos para evitar problemas de coluna, muito simples. O problema é força de vontade de cada pessoa. Basta diariamente fazer alongamentos, apenas. A "Serie de flexão de William" por exemplo, é muito conhecida no mundo da fisioterapia. O que ninguem sabe, é que esta serie ajuda tambem a "prevenir" contra qualquer possivel problema de coluna. Basta dedicar meia hora pela manha.
Abaixo um link que mostra detalhadamente as posições:


http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/william.htm


Mas ATENÇÃO!
Antes de qualquer coisa, se certifique que esta tudo bem passando por uma consulta ao ortopedista e depois consulte seu fisioterapeuta, pois é ele quem ira orientar sobre o tipo ou sequencia de exercicios adequados para cada caso.

'

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

The Oblongs

Quase ninguém se lembra deste desenho... um dos meus preferidos, talvez pela ironia retratada em cada episódio. 
É uma pena que existam apenas 13 episódios, e até agora nenhuma emissora de TV se interessou em reexibi-los.





The Oblongs, conhecido no Brasil como Os Oblongs, é uma série de animação norte-americana baseada nos personagens do livro Creepy Susie and 13 Other Tragic Tales for Troubled Children. Foi criada por Angus Oblong, responsável também pelo livro aonde a série se inspira. Lançada inicialmente no canal Warner Bros. em 1 de Abril de 2001 e cancelada no mesmo ano. No Brasil foi exibida no SBT.






Os Oblongs retrata as aventuras e desventuras de uma família que vive perto de um pântano poluído em Hill Valley. A poluição desse pântano é causada pelos dejetos de uma fábrica que fica no alto da colina. A dona dessa fábrica é a outra família retratada no desenho. As ironias nascidas desses dois pólos opostos são as principais tiradas do desenho. Ricos e pobres, belos e feios, patrões e empregados, perfeitos e deformados etc... O desenho é basicamente uma ironia a sociedade atual, com muitas tiradas de humor.


Bob Oblong (voz: Will Ferrell): O pai. Não possui braços nem pernas, o que não o impede de dirigir um automóvel como qualquer outra pessoa ou tocar piano. Trabalha embalando pesticidas.


Pickles Oblong (voz: Jean Smart): A mãe. Nasceu na colina mas casou com Bob e mudou-se para o Vale. Logo seu cabelo caiu todo e começou a beber e fumar, compulsivamente. Usa peruca e é muito magra.






Chip and Biff Oblong (voz: Randy & Jason Sklar): Os filhos mais velhos da família com 17 anos. São gêmeos siameses mas muito distintos entre si. Biff é obsessivo por esportes e Chip é mais descontraído. Estão unidos pelas costas e tem 3 pernas, sempre brigam para ver quem fica com a perna do meio. Quando um dos dois quer ter intimidade o outro entra em coma voluntário para deixá-lo sozinho.


 Milo Francis Oblong (voz Pamela Segall Adlon): O filho do meio. Possui muitos traumas mentais e sociais, inclusive hiperativo e deficiência de atenção. Tem uma cabeça grande e com um único fio de cabelo, além de um de seus olhos ser cerrado. Milo é realmente o personagem principal.Anda sempre com uma camiseta escrita "NO."


Beth Oblong (voz Jeannie Elias): A filha caçula. É notória por possuir um tumor rosado crescendo na cabeça. Tirando o tumor é a mais normal e carinhosa da família.




Lucky Oblong: O gato da família. Fuma cigarros constantemente.




Scottie Oblong: O cão de Milo. É narcoléptico devido ao fato de ser usado para testes na fabrica de pesticida.




Os amigos de Milo:




Creepy Susie (voz: Jeannie Elias): a gótica da turma e com tendências suicidas.
Mikey Butts (voz: Jeannie Elias): suas nádegas são caídas, de modo que ele tem que usar um sutiã para segurá-las.
Peggy Weggy (voz Becky Thyre): possui um único seio e não tem a mandíbula, o que a faz ter problemas de dicção (ela fala cuspindo).
Helga Phugly (voz: Lea DeLaria): sofre de obesidade mórbida, possui o corpo parecido com o de um sapo, mas se engana fantasiando ser bonita, popular e amiga das Debbies.

 
As Debbies:As patricinhas do desenho,pois elas são filhas do dono da fabrica onde Bob Oblong trabalha.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Espaço Nostalgia / Naftalina

 Somente flyers antigos, cheirando a mofo claro... 




















































































Aí esta ... tudo misturado e em desordem cronologica, propositalmente.